segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Zuzucas apresentam «O Soldadinho de Chumbo»

2010: «Atéxumbolebas» - 2.º Lugar

Era uma vez vinte e oito lindos soldadinhos. Feitos de chumbo, é verdade. Mas todos iguaizinhos. E, dentro de uma caixinha, foram embrulhados num bonito laçarote e oferecidos a um menino que, claro, ficou muito contente.
Nesse dia, quando se foi deitar, deixou-os de guarda. Mas, só por uma noite.

E os brinquedos, apanhando-se sós, puseram-se todos a pular. E a brincar, as horas passam a correr. Tlim, tlão! O relógio dá meia-noite.
Um feiticeiro sai de uma caixa e o nosso soldadinho apanha cá um susto!
Mas, aí... vem uma rajada de vento e abre a janela de par em par!

E o nosso soldadinho, voa janela fora. Por sorte, cai espetado na ponta da baioneta. Começa a chover e o pobre soldadinho naquela incómoda posição…
Nesse momento, dois meninos que iam a passar, vendo-o ali, apressam-se a fazer um barquinho de papel para o soldadinho navegar. E o barquinho lá vai, boiando... navegando... deslizando, da sarjeta para o rio.



As águas calmas e cristalinas não deixam adivinhar a catarata de águas revoltas que se esconde mais adiante. O barquinho cai nela e o valoroso soldadinho, num repente, vê-se no fundo de um turbulento rio.
Ainda o nosso soldado se está a recompor da queda e dele já se aproxima um peixe grande e guloso. Abre a boca e engole-o. Imagina o que sentiu o soldadinho...

Mas o peixinho comilão, por seu lado, também vai cair, bem depressa, nas redes de um pescador. E a cozinheira assim que o vê tão bonito, com escamas tão brilhantes, pensou logo em preparar uma boa caldeirada.
Mas vejam só que coincidência! Lá vai ela a entrar na mesma casa onde morava o nosso soldadinho de chumbo. E agora ela está a amanhar e a cortar o peixe. Ena! O que é que ela encontrou? É o nosso querido soldado.

É inacreditável! É admirável mesmo! Se não tivéssemos visto, seria difícil de acreditar. Vejam só de que maneira o soldadinho de chumbo conseguiu voltar a casa!
E agora, que alegria, ele está de regresso, no meio de todos os outros brinquedos. E para a felicidade ser completa, uma linda bailarina contempla-o, sorrindo.

O menino, satisfeito, brinca alegremente com o soldadinho de chumbo.
Mas de repente...! Que pena! O nosso soldadinho tropeça e cai no meio da lareira acesa e, desse modo, amiguinhos, ele vai derreter.
Mas não fiquem tristes, porque ele não morre! Ele voltará na forma de um novo brinquedo. E a linda bailarina vendo assim o seu amado, também salta para dentro da fogueira, onde estava o soldadinho.

E na manhã seguinte,
viram todos, que emoção!
Os dois juntos, transformados,
num bonito coração.


(Adaptação de «O Soldadinho de Chumbo», conto escrito por Hans Christian Andersen, e publicado pela primeira vez em 1838)

(Fotos: Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário